Ilha dos Estudos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceitos fundamentais

Ir para baixo

Conceitos fundamentais Empty Conceitos fundamentais

Mensagem por Bruno Bavaresco 22/06/16, 07:16 pm

Fundamentos de química:

E aí galera, vamos começar com algumas definições:

Mol:
1 mol é um conjunto de atómos, na verdade, exatamente o número da constante de avogrado de um determinado átomo dá exatamente 1 mol.

Constante de avogrado:
Essa constante foi definida para saber a quantidade de átomos que tem em um mol. Foi calculada  a partir de 12 gramas do isótopo de Carbono 12. Ela é usa o símbolo NA e representa o número 6,02*10^23. Para tu ter uma idéia de como esse número é grande, estima-se que não há grãos de areia suficientes na terra para representar a constante de Avogrado.

Densidade:
É o quanto de espaço uma certa massa de alguma matéria ocupa. É uma propriedade de cada elemento e cada material.

Força de coesão e repulsão:
Força de coesão: faz com que as moléculas se aproximem uma das outras, geralmente relacionada a pólos magnéticos opostos.
Força de repulão: faz com que as moléculas se afastem uma das outras, geralmente relacionada a pólos magnéticos iguais.

Estados físicos da matéria:
A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.
O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram, veja as características de cada um:
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.

Substância pura:
Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais.

       Misturas:
       Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. Elas se dividem em homogêneas e heterogêneas.
       Misturas homogêneas: apresenta uma única fase, é impossível tu perceber "camadas" na solução, por exemplo, água do mar.
       Misturas heterogêneas: apresenta duas ou mais fases, tu percebe claramente que há mais de uma substância, por exemplo, água e óleo.

Propriedades físicas de substâncias puras e misturas: ponto de fusão e ponto de ebulição:

      Conceitos fundamentais Mudanca
   
       Ponto de fusão: é a temperatura que um sólido se transforma num líquido.
       Ponto de ebulição: é a temperatura que um líquido passa para o estado gasoso.

Conceitos fundamentais %25C3%25A1guax

       Esse gráfico é o de aquecimento da água sólida até transformar em gás. Ele tem dois pontos de troca de fase com temperatura constante por ser uma substância pura. A reta A é de aquecimento, o patamar B é de fusão, temperatura constante, C novamente aquecimento, D de ebulição, temperatura constante e E outro aquecimento.
       
       Mistura eutética: é a mistura que apresenta ponto de fusão a temperatura constante.
       Mistura azeotrópica: é a mistura que apresenta ponto de ebulição a temperatura constante.

        Conceitos fundamentais 1564oxc

Solubilidade:
O conceito de solubilidade está presenta na química, que define a capacidade limite de dissolução de determinada substância (soluto) com outra que seja homogênea (solvente) como o coeficiente de solubilidade.
Por exemplo, quando se mistura uma quantidade de sal (soluto) com a água (solvente), a solução será formada a partir da mistura entre esses dois componentes. No entanto, caso a quantidade de sal seja superior ao coeficiente de solubilidade para essas substâncias, o resultado será a saturação do soluto, ou seja, o sal deixará de se misturar com a água e ficará depositado no fundo do recipiente.
Portanto, o coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima de soluto que se pode misturar com determinada quantidade de solvente.

Bibliografia:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bruno Bavaresco
Colaborador

Pontuação : 2868
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos