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[FIXO] Conceitos básicos e glossário para programação

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Mensagem por hFabio 13/06/16, 09:34 pm



Trago-lhes nesse vídeo alguns conceitos básicos e alguns questionários básicos sobre programação, por exemplo:
P: Por que programar?
R: Bom, a programação veio para automatizar processos que existem no cotidiano, deixando nas mãos das máquinas computacionais a tarefa de executar.

Já que vamos tratar de programação, então nada melhor que deixar um glossário aqui para que nos futuros posts/tutoriais você não fique perdido.
Glossário:

  • IDE - Integrated Development Environment, em pt-BR, Interface de Desenvolvimento Integrado (Netbeans, Falcon, Eclipse, Notepad++, Sublime text etc)
  • CamelCase - Forma padrão de escrever os nomes dos métodos para facilitar a edição e estrutura do código
  • Indentar - Deixar o código organizado, de forma estruturada (As IDEs normalmente têm essa função)
  • Operações lógicas - (if, case) servem para acessar ou não parte do código seguindo algum operador lógico (condicionais, comum o uso do boolean)
  • Laços de repetição/estruturas de repetição/loops - (For, do - While) servem para repetir uma parte do código enquanto uma certa condição for aceita
  • Class/Classe - "Forma" do objeto, lugar onde o código vai ser desenvolvido
  • Package/Pacote - Pacote com classes e outras coisas do projeto
  • Vetor/Array/Vector/Ponteiro - Estrutura de armazenamento
  • Matrix/Matriz - Estrutura de armazenamento
  • LinkedList - Estrutura de Armazenamento
  • Árvore (binária, avl, rubro-negra) - Estrutura de armazenamento
  • Atributos - Características (POO)
  • Métodos - Comportamentos, ações (POO)
  • PE - Programação Estruturada - Forma de programar em que são feitos blocos de código
  • POO - Programação Orientada a Objetos ou Paradigma de Orientação a Objetos (Forma de programar em que se transforma o mundo real em algo abstrato computacional)
  • Public/Private/Protected - Níveis de "segurança" do seu código, não diz questão à segurança em si, mas se esse código vai poder ser herdado em outra classe
  • Extend - Herança
  • Abstract - Classe abstrata

Tipos:

  • String - Texto
  • Char- (Abreviação pra Character, ou caracteres em pt-BR)
  • Int - (Abreviação parar integer, são números inteiros)
  • Double/Float - Números decimais
  • Boolean - Tipo lógico que é representado por verdadeiro ou falso
  • Void - Vazio, sem retorno



Com o passar do tempo vou adicionar mais informações!
hFabio
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